Por quê desmagnetizar? (1)

O que significa desmagnetizar um disco rígido ou fita magnética?

  • Tanto discos rígidos como fitas magnéticas utilizam um sistema complexo de sinais eletro-magnéticos para sensibilizar a superfície(substrato), de tal forma que a informação permaneça ali indefinidamente. Isso só é possível devido à uma força chamada coercividade, que mantém de forma resistente, a informação inalterável e possível de ser lida ou recuperada a qualquer momento bem como durante toda a vida útil da mídia. Para "apagar" esse sinal, é necessário aplicar um campo magnético suficientemente forte de forma a vencer essa resistência(coercividade) e descaracterizar a ordenação de cada unidade de informação ali presente.
  • A desmagnetização é a eliminação de um campo magnético por outro campo magnético mais potente.
  • Um desmagnetizador com potência apropriada, irá eliminar os campos magnéticos dos pratos do disco rígido ou da fita magnética, "desintegrando" todos os dados ali existentes.
  • Veja na figura abaixo o arranjo das partículas magnéticas antes e depois da desmagnetização.

    

Por quê desmagnetizar?

  • Os discos rígidos são fabricados de forma a serem um sistema robusto e seguro de armazenamento.
  • Desintegrar os dados de um disco rígido pode ser uma difícil tarefa já que eles foram projetados para permitirem vários métodos de recuperação em caso de pane.
  • Qualquer um pode enviar um disco para uma boa empresa de recuperação de dados para ter seus dados de volta.
  • Os engenheiros que projetaram os discos rígidos, incorporaram métodos de ordenação interna para que uma recuperação possa ser bem sucedida.

Como um desmagnetizador funciona?

Exsitem 3 tipos de desmagnetizadores

1-Os desmagnetiizadores AC foram ooriginalmente projetados para reciclar fitas. Eles normalmente têm uma superfície plana e a mídia é colocada sobre ela. O campo magnético está sempre ON e irradia da superfície para a míidia.

2-Desmagnetizadores de magneto permanente. Um magneto de “Terras Raras” é colocado acima e abaixo de um tubo onde a mídia atravessa. Os magnetos estão sempre ON, ou seja o campo magnnético está sempre ativo. Alguns desses magnetos podem ser bastante potentes.

3-Desmagnetizador de pulso magnético. Ele utiliza uma grande bobina por onde a mídia atravessa enquanto um pulso de uma fração de segundo é emitido. A alta energia do campo magnético, com foco dentro da bobina, não deixa que o campo magnético seja dispersado fora da máquina.

4-O substrato da superfície de uma mídia contém ferrite, os quais são polarizados, formando arranjos que caracterizam uma unidade de informação. Ao ser aplicado um campo magnético suficientemente potente, a unidades de informação formadas pelos ferrites, são desfeitas. Esse processo realizado pelos desmagnetizadores, tornam as unidades de informação, irrecuperáveis por qualquer processo existente.

5-Esse método é o único método de apagamento (também chamado de sanitização) considerado seguro pelas agências internacionais de segurança da informação.

6-Usar um desmagnetizador para eliminar informações confidenciais de mídias magnéticas, é o ÚNICO processo efetivo e seguro de apagamento.

Pense nisso ao armazenar ou descartar as mídias retiradas de uso, contendo informações importantes, sem antes passar pelo único método de apagamento confiável e reconhecido pelas agências internacionais de segurança da informação.

Consulte nosso departamento de vendas para qualquer dúvida sobre o modelo mais adequado para sua necessidade.